Locais Turísticos
Locais Turísticos
"Terra de Cesária Évora, maior embaixadora de Cabo Verde, que nos dá as boas vindas à ilha, se aqui chegarmos através do aeroporto internacional batizado com o seu nome. A sua estatua ali colocada, não é por acaso.
Ilha criativa, berço de músicos, atores, artistas plásticos, escritores. Ilha do Monte Cara debruçado sobre uma das mais belas baías do mundo. O encanto de São Vicente é inesgotável e surpreendente. Mindelo, a capital da ilha, um charme de cidade, que sabe receber. O convite é para se deixar ir, a pé, pelas ruas e ruelas, conhecer cada recanto, conviver com os habitantes, sentar-se numa esplanada, ouvir música, mergulhar na laginha. Parar e desfrutar.
Talvez depois, zarpar à descoberta da ilha, por uma estrada panorâmica que recorta a zona costeira, com miradouros que oferecem vistas de cortar a respiração. Neste percurso, chegará a algumas das mais belas praias da ilha. Praia Grande, Calhau ou a obrigatória Baía das Gatas, palco do maior festival de música do país."
Fonte: Guia Turístico 2018 (www.guiadecaboverde.cv)
Baía do Porto Grande

Considerada uma das 7 maravilhas de Cabo Verde e a 5ª Baía mais bela do mundo, segundo a The Most Beautiful Bays in the World, associação internacional sediada na cidade francesa de Vannes.
A Baía do Porto Grande possui a forma semi-circular com 2 km de raio, 6 km de comprimento, 4 km de largura e uma profundidade entre 10 e os 30 metros. A Baía vai desde o Monte Cara até a Ponta de João Ribeiro e inclui o Ilhéu dos Pássaros (Djéu).
Oferece excelentes condições de entrada e abrigo a qualquer tipo de embarcação, facto que contribui muito para o crescimento da economia da ilha. Possui um porto em forma de F com o mesmo nome Porto Grande, construído em 1962 e modernizado em 1997, e que é considerado a maior e melhor infra-estrutura de Cabo Verde e uma das melhores da costa ocidental africana.
PALÁCIO do Povo

O Palácio do Povo é um dos edifícios mais emblemáticos da ilha de São Vicente e um dos mais belos de Cabo Verde. Morada de antigos Governadores, teve o início da sua construção em 1858, mas só veria a finalização dos trabalhos com a independência de Cabo Verde em 1975.
O Palácio além de seu valor histórico possui um grande valor arquitetônico.
Hoje, o Palácio é o novo espaço de Cultura de São Vicente, onde podemos ver exposições de arte cabo-verdiana e da África Ocidental.
Mercado Municipal
.jpg)
O Mercado Municipal é um dos pontos turísticos mais atrativo da cidade do Mindelo, recebe centenas de visitantes por dia, tanto turistas como nacionais.
Construído no século XIX, a sua arquitetura remete-nos ao passado, parecendo mais com um museu cheio de histórias e memórias antigas, do que um mercado.
Depois de passar por reformas entre 1980 e 1994, hoje o mercado abriga 92 bancas de vendas, diversos estabelecimentos desde mercearias, sapataria, bar, costureira, ervanaria, entre outros.
O mercado funciona todos os dias, das 8 horas ás 18 horas, e nos fins de semana há atrações musicais ao vivo em frente ao edifício que animam a cidade do Mindelo á noite.
Mercado de Peixe
.jpg)
Este mercado de peixe é uma visão em si, onde os pescadores vendem suas capturas do dia. Mas o que é realmente especial sobre este lugar é que pode-se comprar o que se quer das bancas do mercado e levá-los para ser preparado como quiser, garantindo uma das mais frescas e deliciosas refeições.
Endereço Avenida Marginal.
Museu do Mar

O Museu, que ocupa três pisos da réplica da Torre de Belém, é uma homenagem ao Mar, que abraça esses dez grãozinhos de Terra. Possui um espólio subaquático com diversos artefatos recolhidos das águas das ilhas de Santiago, Boa Vista, Maio, São Vicente e Brava. O espólio é o resultado de dez naufrágios, ocorridos entre 1743 e 1865, de embarcações portuguesas, inglesas, norte-americanas, dinamarquesas e espanholas.
Situa-se na Avenida Marginal, no edifício da Torre de Belém.
Funciona de segunda á sexta das 9 horas ás 19 horas, aos sábados das 9 horas ás 13 horas e encerrado nos domingos.
NÚCLEO MUSEu - cesária ÉVORA
.jpg)
Núcleo Museológico Cesária Évora, situada na Casa da Artista, uma residência construída em 1992, onde Cesária Évora chegou a morar. O espaço recorda a vida e obra da eterna Diva dos pés descalços. O espolio é composto por fotografias, peças de vestuário e alguns objetos que faziam parte do seu quotidiano.
Sitio ideal para conhecer ou recordar a voz de "Sodad".
Situada na Rua Fernando Ferreira Fortes, frente á Delegacia de Saúde.
Praça Nova

É o centro da cidade antiga (morada). Construída no século XIX pelos ingleses, a praça nova tornou-se no ponto maior referencia na cidade. É zona de tertúlia e de encontro do mindelenses, principalmente a noite. A Praça é também chamada de Praça Amílcar Cabral.
Endereço: Avenida 5 de Julho
Centro Histórico do Mindelo

Com a sua arquitetura colonial, ruas largas e geométricas alinhadas com a baía, Mindelo é uma das mais belas cidades de todo o arquipélago.
A melhor forma de sentir o pulsar da cidade é andar a pé pelas ruas, sentar-se na praça nova, descobrir a "morada" (Centro Histórico), onde ficam edifícios históricos como o Palácio do Povo, o antigo Liceu Gil Eanes, entre outros.
Endereço: Rua de Lisboa
Estátua Diogo afonso

Esta estátua foi erguida em homenagem ao navegador Português, Diogo Afonso, que participou em viagens de exploração e reconhecimento da costa ocidental africana, promovidas pelo Infante Dom Henrique, tendo descoberta a ilha de São Vicente no dia 22 de Janeiro de 1942.
Diogo Afonso teria descoberto as cinco ilhas mais ocidentais de Cabo Verde, Brava, São Nicolau, São Vicente, Santo Antão e os ilhéus Branco e Raso.
Endereço: Avenida Marginal, ao lado do mercado de Peixe
"Posse" (Pássaro)

Em 1922, Sacadura Cabral e Gago Coutinho, aeronautas Portugueses fizeram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul rumo ao Brasil no hidroavião "Lusitânia". Nessa travessia Mindelo foi o lugar de escala. E como reconhecimento desse feito histórico, foi erguido esse monumento, na Rotunda D'Alfandega Velha, Antiga Praça dos Aviadores.
Monumento Gago Coutinho

Este monumento situado na Avenida Marginal frente ao edifício da AMP, também foi erguido como reconhecimento aos aviadores Portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral.
Laginha

A Praia da Laginha, situada na Avenida Marginal é uma bela praia de águas mornas em tons azuis que convida todos os que passam por aí para um banho de mar relaxante e refrescante.
É bastante frequentada para a prática de exercícios físicos, caminhadas e passeios.
Possui á sua volta, diversos bares, pizzarias, restaurantes e até uma discoteca para quem quer se divertir e apreciar a vista do Monte Cara e da Ilha de Santo Antão.
Salamansa

É uma vila piscatória situada a nordeste do Mindelo, no caminho para a Baia das Gatas.
A Baía de Salamansa possui uma linda praia, extensa, com águas mornas e protegidas que fica no canal entre São Vicente e Santo Antão.
Baía das Gatas

Baía das Gatas é a praia mais famosa de São Vicente graças a uma piscina natural que lá se formou. E é onde decore o mais famoso Festival de música internacional da ilha de São Vicente.
O nome da baia surgiu da abundância nas suas águas de uma espécie de tubarões denominado tubarão-gata.
O Festival de Música da Baía das Gatas realiza-se anualmente desde 1984, no primeiro fim-de-semana de lua cheia do mês de Agosto.
Começou por ser um encontro de amigos que se reuniam na praia da Baía das Gatas para compor e tocar música.
Norte Baía

Praia do Norte ou Norte da Baía é uma praia e povoado situado na zona entre a Baía das Gatas e a Praia Grande, a nordeste do Monte Verde.
Praia Grande

A Praia Grande é uma bela e extensa praia com fundo de areia e vento onshore, ideal para a prática de surf, bodyboard, kitesurf e banhos de sol. Contudo, deve-se ter cuidado com as correntes, pois são fortes e podem arrastar o banhista, sem que este se aperceba.
Calhau

Calhau é uma pequena aldeia piscatória situada na costa leste de São Vicente, a uns 20 minutos da cidade.
É uma zona frequentemente visitada pelos mindelenses aos fins de semana, para refrescarem-se nas suas águas límpidas e comer peixe assado, pescado aí mesmo.
Calhau tem uma praia para banhos de mar e um pequeno porto de pesca na baía. Em dias de visibilidade consegue ver-se dali a ilha desabitada de Santa Luzia.
A 4 km para sul de Calhau fica a cratera do vulcão Viana, extinto. A norte do povoado também se encontram outros cones de vulcões extintos.
Fateixa

Fateixa, situada atrás do Monte Cara, é um sítio magnífico, com belezas naturais que proporcionam uma paisagem descontraída e uma piscina natural para um mergulho após a longa caminhada. A praia é praticamente desconhecida e de difícil acesso.
São Pedro

A Praia de São Pedro é uma bela e extensa praia, com excelentes condições para a prática de windsurf, mergulho de garrafa e banhos de sol. Contudo, deve-se ter cuidado com as correntes, pois são fortes e podem arrastar o banhista, sem que este se aperceba.
Monte Cara

Considerada uma das 7 maravilhas de Cabo Verde e a 1ª de São Vicente, o Monte Cara é uma elevação com 490 metros de altitude, a oeste da baía do Porto Grande, em frente à cidade do Mindelo. O Monte Cara deve o seu nome ao facto do seu recorte fazer lembrar um rosto humano olhando o céu.
Monte Verde
.jpg)
O Monte Verde, situado a 15 minutos de distância de carro da cidade do Mindelo, é o ponto mais elevado da ilha de São Vicente, com 750 metros de altitude, onde pode-se apreciar uma vista panorâmica maravilhosa sobre a Ilha. Pode-se avistar do topo do Monte Verde, a Baía das Gatas, a Salamansa, a Praia Grande, a Cidade do Mindelo, a Baia do Porto Grande e ainda a ilha vizinha de Santo Antão e as mais afastadas de Santa Luzia e São Nicolau. É um destino muito procurado para fazer piqueniques aos fins de semana, bem como para a pratica da agricultura. Possui um Parque Natural de Monte Verde, onde é possível encontrar raras espécies endêmicas de plantas.
Ler maisponta João Ribeiro

A Ponta de João Ribeiro é um antigo campo militar abandonado, usado pelos portugueses durante o seu governo até 1975. Hoje, o local tem vários edifícios que são agora um monumento. Em 2013, o plano de rua foi criado até a área do ponto e, um ano depois, construções habitacionais, casas de luxo começaram a ser construídas, até o momento.
Mergulhos

A DIVE-TRIBE possui três centros de mergulho, equipados para a pratica de mergulhos e passeios no fundo do mar.
Aberto todos os dias das 8 horas ás 18 horas.
Endereços:
1-Foya Branca Resort
Tel: 238-9588233
2-Sport Fishing Club Mindelo
Tel: 238-9829498
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Site: https://www.dive-tribe.com/
safari e EXCURSÕES

Cabo Verde Safari
Endereço: Lazareto, Ilha de São Vicente
Telefone(s):
991 15 44
E-Mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Pesca desportiva

SPORT FISHING CLUB é um Centro de pesca desportiva na cidade do Mindelo.
O centro encontra-se aberto durante todo o ano e possui barcos equipados para praticar todas as modalidades propostas, como Big Game no Blue Marlin, trolling, jigging vertical, drifting, pesca de fundo e pesca em fundo profundo.
Situa-se no Dokas Bar, na Avenida Marginal frente ao Caís do Porto Grande.
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Site: www.caboverdefishingcenter.com
MOUNTAIN BIKING

Uma ótima maneira de explorar São Vicente é de mountain bike. Desfrute de vistas espetaculares e descubra áreas que até a maioria das pessoas nunca viu.
Site: kitesurfcaboverde.com
Dançar e Ouvir música

Á noite em São Vicente é bem agitada e a cidade nunca dorme, principalmente no Verão, época em que há mais ofertas de diversão. Noites universitários, domingão e cervejadas, bares, pubs ou discotecas, com os Djs mais reconhecidos de Cabo Verde. Para quem prefere uma noite mais cultural e tranquila, há diversos restaurantes, bares e pizzarias com musica ao vivo, concertos e noites cabo-verdianas, teatro, cinema, etc.
Positivos, Ote Level, Caravela, Kalimba Beach Club, Syrius, Pimb´s, lê Gout, Flostel, Mindel Hotel, etc...

Alojamento em São Vicente
São Vicente possui muitos locais para alojamento, que se diferenciam pela elegância, charme e bom gosto como também pelo conceito ecológico, proporcionando assim, um descanso tranquilo e confortável. Muitos hotéis e Boutique hotéis na cidade, aproveitam a vista maravilhosa sobre a Baía do Porto Grande para oferecerem uma estadia única aos turistas. Há também diversos hotéis e pousadas á beira mar, que permitem desfrutar das praias mais lindas da ilha, tomar banhos de sol ou de mar e praticar diversas modalidades de desporto náutico e aquático.
Hotéis:
- Residencial Goa - Calhau (www.goaresidencial.cv)
- Hotel Oasis Porto Grande - Cidade Mindelo (www.oasisatlantico.com/pt/porto-grande)
- Foya Branca Resort Hotel - São Pedro
- Don Paco Hotel - Cidade Mindelo (www.donpacohotel.com)
- Casa Branca Eco Chic - Cidade Mindelo (www.casabrancahotel.com)
- Prassa 3 Boutique Hotel - Cidade Mindelo (www.prassa3hotel.cv)
- Residencial Alto Fortim - Cidade Mindelo (www.altofortim.com)
- Apart Hotel Avenida - Cidade Mindelo (www.aparthotelavenida.com)
- Terra Lodge - Cidade Mindelo (www.terra-lodge.net)
- Pousada Monte Cara - Lazareto (www.pousadamontecara.cv)
- Solar Mindelo - Cidade Mindelo
- Mindel Hotel - Cidade Mindelo (www.mindelhotel.cv)
- Aquiles Eco Hotel - São Pedro (www.aquilesecohotel.com)
- Kiras Boutique Hotel: Cidade Mindelo (www.kirashotel.cv)
- ...

A Gastronomia Cabo-verdiana
A culinária de Cabo Verde é uma tradição étnica que herdamos dos antigos povoadores, os Europeus e os Africanos. Enquanto que os europeus se alimentavam do pão/vinho/azeite regularmente chegados de Portugal e Espanha, os africanos alimentavam-se de milho e arroz. A passagem dos séculos foi enriquecendo a gastronomia dos cabo-verdianos, que beneficiaram de variadas e sucessivas mais-valias trazidas quer do oriente quer do Brasil, e tornou progressivamente a dieta cabo-verdiana mais rica e sofisticada, em especial com a inclusão de diversas especiarias, a influência da cozinha indiana, que gerou pratos marinados e misturando ervas com leguminosas, carne, crustáceos, peixe e outros condimentos, numa mesa que hoje é rica, algo variada e sempre saborosa, rematada com doces, fruta, bebidas licorosas e chá ou café.
Inúmeros pratos, quase sempre deliciosos, resultaram da tradição culinária crioula desenvolvida ao longo de 500 anos.
Esta tradição culinária caseira tem estado a transpor-se lentamente para a restauração, em especial na hotelaria, à medida que Cabo Verde se vai tornando um país cada vez mais visitado, quer por turistas, quer por gente em negócios e eventos cada vez mais diversos, e também pela consciencialização progressiva dos cabo-verdianos dos seus valores culturais, um dos quais reside precisamente na riqueza da sua gastronomia.
A cachupa é o prato da gastronomia que identifica os cabo-verdianos em qualquer parte do mundo, distingue-se entre Cachupa Rica (elaborada com vários tipos de carne), e Cachupa "Pobre" (feita apenas com peixe), para além do milho e do feijão, da mandioca, couves e batata-doce. Variadas e saborosas são as iguarias de Cabo Vedre: a Cachupa guisada, o xerém, o caldo de peixe, a canja, a “dgajacida” (papas de farinha de milho cozido com favona), o cuscuz, os pasteis de milho, os queijos com doce de papaia, os doces de coco, a açucrinha, as filhós, enfim tudo isto constitui uma delícia para os olhos e um conforto para o paladar. Mas, para além da comida, também são várias as bebidas típicas que fazem as delícias de todos. São exemplo disso o grogue (feito à base de rum, água e açúcar) ou o ponche (feito à base de grogue, que poderá ter os mais variados sabores – mel, coco, baunilha, chocolate, morango, etc.) que finalizam o almoço servindo de digestivo.
Descubra aromas e sabores dos pratos gastronômicos de São Vicente, conheça as receitas e saboreia outros pratos típicos de peixe (atum, serra (wahoo), garoupas), marisco (lagosta, camarão, polvo, percebes, cracas), e ainda comida italiana (pizzas, espaguetes, lasanha) e comida portuguesa.
Fonte: http://www.caboverde-info.com/Identidade/Cultura/Gastronomia
Restaurantes:
- Chez Loutcha
- Café Mindelo
- Taverna
- Bar Bistro Santo André
- Mammamia
- Marina Mindelo Floating Bar
- Restaurante Caravela
- Simpático Sports Bar
- La Pergola
- Le Goût
- O Cocktail
- Nautilus
- Restaurante Gaudi
- ....

O Artesanato
O artesanato tem grande importância na cultura cabo-verdiana. A tecelagem e a cerâmica são artes muito apreciadas no país. Produzido para utensílio, para decoração, o artesanato de Cabo Verde é muito singular e é verdadeiro instrumento de expressão da cultura popular. Hoje em dia, ele é igualmente atração para os turistas, constituindo seu fabrico e comercialização o único meio de subsistência para algumas famílias. Em S. Vicente são produzidos instrumentos de corda (vilões, cavaquinhos, rabecas - violinos), tapeçaria, bijuteria em coral e conchas, objetos de pedra e peças de barro vidrado.
O Centro Nacional de Artesanato e Design de São Vicente é um local agregador da cultura nacional, onde os cabo-verdianos podem testemunhar a sua identidade cultural. É centro dinâmico, com mostras, exposições, simpósios, conferências, ações de formação capazes de promover o encontro entre artesãos de diversas especialidades e o público. É um espaço de discussão e de encontro de ideias e acima de tudo, possibilite e estimule a atividade econômica do artesanato nacional.
Atualmente, o Centro Nacional de Artesanato e Design, conta com uma mostra permanente de parte do seu inestimável espólio, onde o público poderá apreciar obras de tecelagem e tapeçaria, instrumentos musicais tradicionais, panaria, olaria e alguns artefatos utilizados na produção das peças.
O Centro Cultural do Mindelo também é um espaço de cultura, com mostras, exposições, feiras de livros e concertos. Dispõe de livraria, de loja de artesanato e café. Aqui encontra-se o auditório do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português. Há dois grandes encontros de Teatro na Ilha: um em Março "Mês do Teatro" e outro em Setembro o "Festival Mindelact". O centro desempenha um importante papel na vida cultural da cidade.
Locais onde comprar Artesanato:
- Centro De artesanato e Design (Endereço: Praça Nova - Mindelo
- Horário: Segunda á sexta 09h00/12h00 - 15h00/19h00, sábado das 09h00/13h00 - 18h00/21h00, domingo: 18h00/21h00. )
- Capvert Design + Artesanato (Morada: Rua da Luz, 10/12 - Mindelo Ilha de São Vicente - Telefone(s): 232 58 37 - Horário: Segunda á sexta das 09h00/13h00 - 15h00/18h30, sábado das 09h00/13h00 e fechado aos domingos. )
- Art D'Crethceu (Centro Cultural do Mindelo - Avenida Marginal - Horário: Segunda á sexta das 09h00/19h00, sábado das 10h00/12h30 e fechado aos domingos - Telefone: 959 85 76)
- Centro Cultural do Mindelo (Endereço: Avenida Marginal - Frente Marina Mindelo - Horário: Segunda á sexta das 09h00/18h00, fechados aos sábados e domingos - Telefone: 232 58 40)